sábado, 27 de junho de 2020

ÓTIMA CRÍTICA DO NOVO EP DE PATRICIA MARX NO G1

O crítico Mauro Ferreira, do site G1 fez uma ótuma crítica sobre o novo EP de Patricia Marx ("João"), lançado ontem. Leia a seguir:

Resenha de EP
Título: João
Artista: Patricia Marx
Gravadora: Polophonia/ LAB 344

 Para quem insiste em identificar em Patricia Marx a cantora infanto-juvenil do grupo Trem da Alegria ou a estrela adolescente de discos titubeantes produzidos dentro dos padrões industriais dos anos 1980, ouvir o EP João pode causar estranheza ou mesmo incredulidade. Porque o João do título do disco lançado em 26 de junho é ninguém menos do que João Gilberto Prado Pereira de Oliveira (10 de junho de 1931 – 6 de julho de 2019), um dos grandes nomes – talvez o maior – da música brasileira feita para público e intérpretes de alta estatura.

Aos 46 anos, completados no domingo, 28 de junho, a paulistana Patricia Marques de Azevedo encara esse repertório como a cantora adulta invisível para muita gente grande que ainda não saltou do trem da infância e da adolescência.

Neste EP com cinco músicas gravadas pela artista somente com o toque cool do violão de Willie Daniel, Patricia canta João com o apuro já sinalizado em abril pelo single que apresentou a abordagem de Estate (Bruno Martino e Bruno Brighetti, 1960), canção italiana que, vestida de bolero, foi refinada pelo canto de João em gravação do álbum Amoroso (1977).

Na sequência, em maio, o single com a regravação de Once I loved (O amor em paz, Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1960, em versão em inglês de Ray Gilbert, 1965) reafirmou a habilidade da cantora para dar voz ao repertório do criador da Bossa Nova com reverência à estética minimalista do cantor baiano, mas sem tentativas vãs de clonar o estilo inimitável de João.

A suavidade do violão de Willie Daniel contribui para evocar todo o universo da bossa sem emular a célebre batida diferente. O violão de Daniel simplesmente se harmoniza bem com a voz de Patricia – e essa voz trilha Caminhos cruzados (Antonio Carlos Jobim e Newton Mendonça, 1958) com emissão de beleza potencializada nos vocais feitos pela cantora nas passagens sem letra da gravação.

Puristas poderão argumentar, com certa razão, que Marx nada acrescenta aos sambas Você vai ver (Antonio Carlos Jobim, 1980) e Brasil com S (Rita Lee e Roberto Carvalho, 1982), este sendo a grande sacada do repertório por rebobinar música gravada por João com Rita Lee, em álbum da cantora, a convite da roqueira mais bossa nova do Brasil.
Contudo, o fato é que, justamente por ter resistido à tentação de “atualizar” o repertório de João Gilberto nessas cinco gravações captadas ao vivo em estúdio, Patricia Marx se sai bem e apresenta disco de valor atemporal como o cancioneiro a que dá voz com classe e como a cantora adulta que seguidores antigos da artista precisam ouvir com mais atenção.




sexta-feira, 26 de junho de 2020

EP " JOÃO" JÁ CHEGOU ÀS PLATAFORMAS DIGITAIS

Como prometido, chegou hoje às plataformas digitais, o novíssimo trabalho de Patrici Marx, o belíssimo EP "João", homenagem da cantora ao mestre João Gilberto. Em abril e maio, a LAB 344 já havia lançado os singles "Estate" e "Once I Loved". Agora, o trabalho chega completo, incluindo "Você Vai Ver", "Caminhos Cruzados" e "Brasil com S".

Clique no link para ouvir, antes de qualquer coisa:
https://lab344.lnk.to/JOAO



E o EP supera todas as expectativas.Não existe no Brasil voz melhor e mais adequada para fazer essa homenagem. A delicadeza, a suavidade, o timbre inconfundível, tudo credencia Patricia a ser a ser a interprete perfeita para o Repertório maravilhoso de João.


 É pra melhorar ainda mais, o EP já  chegou a posição #5 no TOP BRAZIL ALBUMS ITUNES, uma prova de quanto o trabalho de Patricia ainda é relevante e necessário para seus fãs e para os apreciadores de música de qualidade no Brasil. Sucesso! E para aumentar ainda mais a posição no ranking, vamos ouvir muito o EP hoje é durante esse fim de semana?





quinta-feira, 11 de junho de 2020

TREM DA ALEGRIA AO VIVO NAS PLATAFORMAS DIGITAIS

Chegou no dia 5 de junho às plataformais digitais, o álbum "Trem da Alegria Celebration ao Vivo", que conta com os áudios da apresentação dos dois no Show Livre, em fevereiro desse ano. É uma ótima oportunidade para ficar ouvindo direto eles cantando os clásssicos inesquecíveis do grupo!

As músicas podem ser ouvidas no Spotify, Deezer e Apple Music, escolha um dos seus preferidos no link https://ps.onerpm.com/2402057490 







quarta-feira, 10 de junho de 2020

RELEMBRANDO: PATRICIA MARX NO VIVA A NOITE EM 1990.

Hoje vamos relembrar essa edição do programa Viva a Noite, que postei quase completo (faltam bem poucas coisas, mais partes que ela não aparecia mesmo). Ela foi cantar sua música de trabalho na época, "É Tempo de Amar" e participar jogando no time das mulheres. ao lado dos atores Giuseppe Oristânio, Jussara Freire e o integrante do grupo Dominó Marcos Quintela.

Ela abriu o programa cantando a música, e logo de cara, foi posta em uma saia justa por Gugu Liberato. Ao ser informado que o novo namorado dela encontrava-se nos bastidores, ele não sossegou até que ela chamasse ele ao palco. Visivelmente constrangida (lembrando que ele tiinha feito a mesma coisa com ela no ano anterior com o cantor Jairzinho), ela acabou chamando. No que ele entra, mais tímido ainda, ela contou que o conheceu  quando estudavam juntos e que estavam juntos há pouco mais de um mês. Depois de mais perguntas fez de tudo para que eles trocassem um beijo, com direito a música da Madonna no fundo e tudo! Nem precisa dizer que o auditório adorou, né?

Patricia participou ainda das brincadeiras, mas infelizmente os homens levaram a melhor. O programa teve como atrações musicais o grupo Dominó ("Leilão"), Luan e Vanessa ("Quatro Semanas de Amor"),Banana Split ("Vem Lambadear Comigo"), Trio Los Angeles ("Quero Só Amar Você") e  Roupa Nova ("Amo em Silêncio").

Volte no tempo e relembre esse programa no video abaixo, e Viva a Noite! Viva! Viva!