quarta-feira, 27 de março de 2024

CORTES: PATRICIA MARX FALA SOBRE MÚSICA IMPORTANTE EM SUA CARREIRA

Temos um novo quadro aqui no blog e nas redes sciais do fã-clube: É o #cortespatriciamarx.  Inspirado nos cortes de entrevistas, que estão cada vez mais populares, essa nova seção trará partes de destaque em entrevistas e apresentações de Patricia Marx em todas as épocas. É uma boa oportunidade também de você assistir um trecho, e de repente se interessar em ver inteira alguma entrevista que você perdeu, e pra isso, sempre deixaremos o link da entrevista original aqui e nas descrições dos vídeos no YouTube. 

Nesse vídeo, Patricia Marx fala um pouco sobre sua segunda gravação da música "Espelhos D'água", cantada em parceria com Seu Jorge no álbum Trinta (2013) no programa Radar da rádio Nova Brasil Fm, em entrevista realizada em 05/04/2023. Ela ainda lembra do sucesso da sua primeira gravação da música, que estourou nas rádios e na trilha da novela Malhação, em 1995.

O clipe com essa versão, inclusive, já conta com mais de 10 milhões de visualizações no YouTube, isso somente em sua postagem oficial, feita pela Lab 344. 

Assista a entrevista completa no programa Radar, exibida em 05/04/2023 aqui: 


Assista o clipe de "Espelhos D'água" aqui:

quarta-feira, 20 de março de 2024

40 ANOS 40 DISCOS: A NAVE MÁGICA (1992)

Em 1992, foi ao ar o especial infantil A Nave Mágica, concebido por Augusto César Vannucci, e com direção de Paulo Netto e José Mário Pereira. Patricia Marx participou desse programa encantando os espectadores com a música "Uitiro Urissoanga" (Altay Veloso/ Paulo Netto). A voz da introdução da música, inclusive é de Altay Veloso, que também é cantor. 















O programa foi produzido pela TV Globo em outubro de 1991, mas só foi exibido em 04/06/92, por ocasião da Eco 92 (evento internacional organizado pela ONU no Rio de Janeiro, com o objetivo de debater os problemas ambientais), já que o especial abordava temas como a preservação da natureza e direitos dos povos indígenas. 


As músicas do especial foram lançadas em LP, K7 e CD pela Som Livre no mesmo ano da exibição do programa. Além da música com Patrícia, as outras tinham participações de artistas como o rapper Ademir Lemos, a cantora Aretha Marcos, o grupo infantil Ping Pong e os atores David Pinheiro e Reinaldo Gonzaga. Mas a maioria das músicas foram interpretadas pelas próprias crianças que participaram do programa (os atores Rafael Vannucci, Patrick Oliveira, Úrsula Corona, Anna Carolina, Janaína Alves e Priscila Rocha). 


Trecho do especial A Nave Mágica 


ALBUM: A NAVE MÁGICA 

Música: Uitiro Urissoanga (Altay Veloso/ Paulo Neto)

Gravadora: Som Livre 




quinta-feira, 14 de março de 2024

40 ANOS, 40 DISCOS: CREATING PATTERNS (2001)

Embora Patricia Marx já flertasse com a música eletrônica em seus álbuns nos anos 90 (sobretudo em "Charme do Mundo", lançado em 1998), a sua entrada definitiva no gênero se deu quando um amigo de Bruno E. (seu marido na época e que já era bem conhecido na cena eletrônica) levou uma gravação em fita DAT dela cantando bossa nova para os ingleses Marc Mac e Dego, integrantes do 4Hero, conceituado duo inglês e pioneiros no broken beat na cena musical de Londres. Eles gostaram tanto que a convidaram para participar do álbum em que estavam trabalhando na época, intitulado Creating Patterns (2001), onde ela gravou a faixa "Unique", com letra em português da própria Patricia. 


Em entrevista ao site "Scream & Yell",  em 2018, ela relembrou: "Depois dessa experiência, nunca mais fui a mesma pessoa. Conhecer Londres e o trabalho deles foi um divisor de águas para mim em termos de liberdade artística. Fui conhecer os códigos harmônicos, aquela tristeza com esperança que tem na música deles, junto com o minimalismo que sempre acreditei e admirei no jazz. Trabalhar com Marc Mac e Dego foi uma escola pós-moderna. Conviver com os produtores, ir à Dollis Hills para gravar no estúdio deles, e vivenciar um ambiente de música saindo pelos poros. Em 2002 fui morar em Londres, e lá gravei o primeiro álbum dirigido e produzido por mim, com parcerias do meu ex-marido e produtor, Bruno E., e o 4hero".


Essa experiência foi fundamental para que ela resolvesse levar essas novas sonoridades para seu novo trabalho, que viria a ser o álbum "Respirar", divisor de águas em sua carreira.  "Creating Patterns" foi lançado pela Talkin Loud, em 2001 e chegou a alcançar a posição 65 na UK Álbuns Charts. 



Nas fotos:

1) Patricia e Dego (@2000black) um dos integrantes do 4Hero.

2) Marc Mac (@marc4hero) e Dego, do 4Hero . 

3) Patricia, Dego e o músico Fábio Sá.



Álbum: CREATING PATTERNS (4Hero) 

Talkin'Loud, 2001 

Música: Unique (Patricia Marx/ Marc Mac/ Dego) 

Produção: 4Hero 


terça-feira, 5 de março de 2024

35 ANOS DO NOSSO PRIMEIRO SHOW DA PATRICIA MARX

Há exatamente 35 anos (em 5 de março de 1989), dois adolescentes de 14 anos passaram por uma experiência que de certa forma mudaria suas vidas para sempre. Nesse dia, eu e Marcos, co-criador do fã-clube, vimos um show da Patricia Marx pela primeira vez!

Tudo foi propício para o momento. Eu era fã dela desde 1987 e desejava ir a um show há algum tempo, mas minha pouca idade não permitia. Até que surgiu a oportunidade de um show dela em um local próximo à minha casa, o Pavunense F.C. Eu me animei, mas como o show era à noite, minha mãe só deixaria eu ir se fosse com alguém. Resolvi chamar meu amigo Marcos, que também ficou empolgado com a ideia de vê-la de perto.

Chegamos cedo, duas horas antes do início do show, e ficamos na expectativa de vê-la entrar no palco. De repente, avistamos uma menina se aproximando do palco, de rabo de cavalo, jaqueta jeans  e calça  preta  e corremos como loucos, derrubando quem estivesse na frente. Eu já era fã, e fiquei encantado de vê-la de pertinho. Para Marcos, foi "paixão à primeira vista". Depois de morrer de vergonha, pedi o autógrafo, mas percebi que não tinha papel nem caneta! Acabei oferecendo a mão para ela assinar, pois era o jeito... (eu sei, foi burrice, mas eu era um menino ingênuo dos anos 80!).

Ela escreveu algo e disse: "Acho que não vai sair, a mão está molhada..." e eu, nervoso, nem consegui responder. Marcos, mais corajoso, disse: "Eu adoro suas músicas 'Festa do Amor' e 'Te Cuida Meu Bem'" e  também pediu um autógrafo no antebraço direito (sim, ele também (não tinha papel...). Ele chegou a dizer pra ela que não iria lavar o braço nunca mais e ela riu (afinal, ela também tinha 14 anos rs). 

Depois, ela subiu ao palco e cantou "Festa do Amor", "Cedo Demais", "Doçura" ,"Certo ou Errado"... Eu cantei todas as músicas sem tirar os olhos do palco. Nesse momento, me tornei ainda mais fã. E a Patricia ganhou outro fã: Marcos comprou o disco na semana seguinte, e foi aí que começamos a colecionar nossas primeiras fotos dela, acompanhar com mais afinco tudo o que ela fazia e logo tivemos a ideia de formar esse fã-clube, que existe desde 1990!

OBS: A foto (linda) é meramente ilustrativa, pois como vocês já devem imaginar, nós também não tínhamos máquina fotográfica... 

DOCUMENTÁRIO SOBRE SULLIVAN E MASSADAS CHEGA AMANHÃ AO GLOBOPLAY

Está previsto pra chegar amanhã (06/03) ao Globoplay o documentário "Sullivan e Massadas, Retratos e Canções", sobre a genial dupla de compositores Michael Sullivan e Paulo Massadas, donos de alguns dos maiores hits dos anos 80. Com 5 episódios, a série documental mostra a trajetória de sucesso da dupla, histórias sobre as músicas, depoimentos de alguns artistas e cenas de arquivo raras, além de traçar um panorama sobre a indústria musical da época. 

Além de serem os criadores de músicas românticas que marcaram toda uma geração e que são sucesso até hoje, a dupla também compôs grandes músicas infantis que se tornaram grandes sucessos nas vozes de Xuxa, Trem da Alegria, Patricia Marx, entre outros. Além disso, foram os grandes responsáveis responsáveis pela carreira de sucesso de Patricia Marx, pois foram os criadores do Trem da Alegria e lançaram sua carreira solo, em 1987. Então ficamos na expectativa de ver algumas coisas sobre o Trem ou quem sabe até a carreira solo dela no documentário, vamos torcer!

Independente disso, será uma delícia assistir esse documentário e reviver grandes momentos, e vai ser impossível não acompanhar cantando o tempo todo o repertório de músicas inesquecíveis dos grandes Sullivan e Massadas. Imperdível!!!