quinta-feira, 14 de março de 2024

40 ANOS, 40 DISCOS: CREATING PATTERNS (2001)

Embora Patricia Marx já flertasse com a música eletrônica em seus álbuns nos anos 90 (sobretudo em "Charme do Mundo", lançado em 1998), a sua entrada definitiva no gênero se deu quando um amigo de Bruno E. (seu marido na época e que já era bem conhecido na cena eletrônica) levou uma gravação em fita DAT dela cantando bossa nova para os ingleses Marc Mac e Dego, integrantes do 4Hero, conceituado duo inglês e pioneiros no broken beat na cena musical de Londres. Eles gostaram tanto que a convidaram para participar do álbum em que estavam trabalhando na época, intitulado Creating Patterns (2001), onde ela gravou a faixa "Unique", com letra em português da própria Patricia. 


Em entrevista ao site "Scream & Yell",  em 2018, ela relembrou: "Depois dessa experiência, nunca mais fui a mesma pessoa. Conhecer Londres e o trabalho deles foi um divisor de águas para mim em termos de liberdade artística. Fui conhecer os códigos harmônicos, aquela tristeza com esperança que tem na música deles, junto com o minimalismo que sempre acreditei e admirei no jazz. Trabalhar com Marc Mac e Dego foi uma escola pós-moderna. Conviver com os produtores, ir à Dollis Hills para gravar no estúdio deles, e vivenciar um ambiente de música saindo pelos poros. Em 2002 fui morar em Londres, e lá gravei o primeiro álbum dirigido e produzido por mim, com parcerias do meu ex-marido e produtor, Bruno E., e o 4hero".


Essa experiência foi fundamental para que ela resolvesse levar essas novas sonoridades para seu novo trabalho, que viria a ser o álbum "Respirar", divisor de águas em sua carreira.  "Creating Patterns" foi lançado pela Talkin Loud, em 2001 e chegou a alcançar a posição 65 na UK Álbuns Charts. 



Nas fotos:

1) Patricia e Dego (@2000black) um dos integrantes do 4Hero.

2) Marc Mac (@marc4hero) e Dego, do 4Hero . 

3) Patricia, Dego e o músico Fábio Sá.



Álbum: CREATING PATTERNS (4Hero) 

Talkin'Loud, 2001 

Música: Unique (Patricia Marx/ Marc Mac/ Dego) 

Produção: 4Hero 


Nenhum comentário:

Postar um comentário