sexta-feira, 21 de junho de 2024

R.I.P. SCOWA (1955 - 2024)


No último dia 13/06, saiu de cena aos 68 anos, o músico e compositor Marco Antônio Gonçalves dos Santos, mais conhecido como Scowa. Ele fez sucesso nacionalmente em 1989, com a banda de black music Scowa e a Máfia (que emplacou os sucessos "Atropelamento e Fuga" e "Amigo do Amigo"). Porém, a carreira dele começou bem antes disso, em 1975, quando fez parte do Clube do Choro, e posteriormente tocou também nos grupos Sossega Leão, Gang 90 e Premeditando o Breque, entre outros. Em 2003, também passou a fazer parte do lendário Trio Mocotó. O artista sofreu uma parada cardiorrespiratória e estava internado na cidade de Botucatu (SP). Pessoas próximas diziam também que sua saúde já vinha debilitada, por conta de sequelas da Covid-19.

Scowa (ao lado do letrista Carlos Rennó) é também compositor de uma das músicas mais legais do álbum Ficar com Você, que Patricia Marx lançou em 1994: "Sem Preconceito", um funk genial que conta a história de um amor inter-racial. Pra quem não sabe, essa ela já era pra ter sido gravada desde o álbum Incertezas, em 1990, mas Patricia não pôde inclui-la no disco. Porém, pra nossa sorte, ela conseguiu gravar a música quando foi trabalhar com Nelson Motta. O vídeo com a música postado aqui é de um show em Cruzeiro (SP) e foi enviado na época pela Si de Castro , que estava lá, curtindo o show! Ele é o único registro que tenho dela cantando a música: 

Rennó postou uma homenagem ao artista citando Patricia e contando um pouco da história da música: "Pude desfrutar da experiência da amizade do Skowa, durante algum tempo entre os anos 1980 e 90. Foi num momento desse período que o convidei pra fazer comigo uma canção pra aquela que era então uma adolescente absolutamente excepcional como cantora: Patricia Marx. O resultado foi um funk, "Sem Preconceito", com direito a um rap no meio, com uma letra antirracista antecessora de canções mais recentes e radicais no tema. Minha letra remetia, tanto no título quanto nos versos finais ("Porque esse meu coração não tem cor"), a um samba maravilhoso de Wilson Batista, não à toa chamado "Preconceito".E também a outro clássico antigo, dos anos 30, de Ary Barroso e Luiz Peixoto, "Boneca de Piche" (citado por Caetano Veloso em "Eu Te Amo": "Da cor do azeviche, / Da jaboticaba.."). Patricia arrasou como costumava fazer e faz na interpretação. Viva Skowa!" 

Pra homenagear esse grande artista, vou deixar também o clipe do grupo Scowa e a Máfia, onde ele era o vocalista, cantando seu maior sucesso, "Atropelamento e Fuga",  em 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário