sábado, 15 de outubro de 2022

35 ANOS DO ÁLBUM PATY (PARTE 1)

Lançado em outubro de 1987, pouco antes do dia das crianças, e intitulado apenas "Paty", o  primeiro disco solo de Patricia Marx surpreendeu a todos não só pelo grande talento vocal e segurança que a menina apresentava com apenas 13 anos de idade, mas também pelo sucesso inesperado que o trabalho alcançou. Após uma vitoriosa carreira como integrante do Trem da Alegria, seu disco de estreia teve grande êxito, conquistou discos de ouro e platina, e muitos elogios da crítica, além de ter estourado de imediato nas rádios e programas de TV, graças ao sucesso da música "Festa do Amor", incluída na trilha sonora da novela Bambolê. 

Mas antes desse sucesso todo acontecer, houveram alguns impasses . O produtor Michael Sullivan precisou convencer a gravadora, que só queria  lança-la como cantora solo mais tarde, quando ela estivesse com 16 anos. Eles tiveram dificuldades para conseguir músicas, pois os compositores ainda a viam como menina e só enviavam músicas infantis, então Sullivan e o parceiro Paulo Massadas resolveram compor a maioria das músicas do álbum. E a própria Patricia tinha vontade de fazer um disco que fosse mais a sua cara, com coisas que ela gostava de ouvir, como bossa nova e MPB, mas a gravadora não aprovou a ideia. Por fim, o disco saiu com um repertório bem adolescente, misturando baladas românticas e músicas mais dançantes (que ela, já fã de Madonna e Michael Jackson nessa época, gostava também) e uma música do seu ídolo Tom Jobim ("Vivo Sonhando"), que ela teve que batalhar pra incluir, e que chegou a ser chamada de "dente podre" do disco pelos executivos da gravadora. 

O álbum foi produzido pela dupla Sullivan e Massadas, com direção artística de Miguel Plopschi, e com participação de feras da música, como o arranjador Lincoln Olivetti, o grupo Roupa Nova ( arranjos de "Te Cuida Meu Bem"), o saxofonista Leo Gandelman (que toca em "Vivo Sonhando") e  o guitarrista Marcelo Sussekind. E no centro de tudo,  uma cantora, que apesar de tão jovem já mostrava imenso talento, segurança e uma voz afinadissíma, como raras em sua idade.


O álbum Paty trouxe músicas que falavam de amor e problemas adolescentes, no estilo pop rock ("To Be Or Not To Be", "Raio de Luar" e "Coração na Mão", sendo que essa última curiosamente também entrou no disco de Mara Maravilha, lançado no mesmo ano) e muito romantismo ("Te Cuida Meu Bem", "Quem Me Dera", "Vivo Sonhando"). O disco também resgatou duas músicas do repertório do Trem da Alegria ("Abra a Boca e Feche os Olhos" e "Sonho Adolescente", que usava a mesma melodia, porém com uma letra diferente, falando de primeiro amor, para a música "Meu Pequeno Tommy"). 

Mas a cereja do bolo, sem dúvida, foi "Festa do Amor". A música caiu como uma luva na trilha sonora da novela "Bambolê", que era ambientada entre entre o fim dos anos 50 e início dos anos 60. Afinal, tinha total influência das músicas jovens dessa época (especialmente as de Celly Campello), tanto na letra, quanto no ritmo. Favoreceu também o fato que esse período estava muito em voga na época, com produções como a minissérie Anos Dourados e filmes como La Bamba fazendo muito sucesso e consequentemente, as suas músicas também. 

Assim que "Festa do Amor" começou a tocar na novela, atiçou a curiosidade das pessoas. De quem era aquela voz afinada, que cantava aquela música que não saía da nossa cabeça? A resposta não tardou a aparecer. A música foi incluída na programação das principais rádios e logo começou a aparecer nas listas de músicas mais pedidas pelos ouvintes. Não demorou também pra que ela começasse a aparecer em todos os programas de TV, revelando que a música era cantada pela menininha que conhecíamos do Trem da Alegria e não por uma cantora dos anos 60, como muitos imaginavam. 

Não foram somente o público e os meios de comunicação que se renderam ao talento de Patricia. Ela conquistou também os exigentes críticos, e alguns passaram até a apelida-la de "nova Elis Regina", pelo fato dessa também ter começado a cantar profissionalmente ainda menina e com afinação de gente grande, assim como Patricia. Como disse o crítico Luiz Antônio Giron, na revista Veja SP: "Patricia tem tudo pra se tornar uma grande cantora (...). Surge uma estrela".


Aqui no Rio de Janeiro, "Festa do Amor" chegou ao primeiro lugar entre as músicas mais pedidas na programação da rádio 98 FM (a rádio FM mais ouvida aqui na época) em 06/11/87, apenas um mês após o lançamento do álbum. E manteve-se entre as dez mais pedidas por pelo menos uns 5 meses, quando foi substituída por outro sucesso de Patricia nesse primeiro disco, a romântica "Te Cuida Meu Bem". E isso também aconteceu nas rádios de todo Brasil.


FICHA TÉCNICA DO ÁLBUM PATY (1987):

LADO A
1-TO BE OR NOT TO BE
Arranjo e Teclados - Lincoln Olivetti
Guitarra Marcelo Sussekind
Baixo: Marcelo Sussekind
Gaita: Renato Ladeira

2-QUEM ME DERA
Arranjo e Teclados - Lincoln Olivetti
Guitarra - Marcelo Sussekind
Violão: Marcelo Sussekind

3-CORAÇAO NA MÃO
Arranjo e Teclados - Lincoln Olivetti
Guitarra - Marcel Sussekind

4-VIVO SONHANDO
Arranjo e leclados -Lincoln Olivetti
Sax: Léo Gandelman

LADOB
1-FESTA DO AMOR (Tema da Novela Bambolė)
Teclados: Nilo Sérgio
Guitarra: Periquito
Baixo: Fernando Alves
Bateria: Paulo Cesar
Côro: Roberto Corrêa, Regina Ferreira,
Renata Moraes, Paulo Massadas e
Ronaldo Corrêa

2-TE CUIDA MEU BEM
Arranjo: Roupa Nova
Regênciae Teclados: Cleberson Horsth
Guitarra: Kiko Sax alto: Ricardo Pontes
Baixo: Nando
Bateria: Serginho

3-RAIO DE LUAR
Arranjo e Teclados - Lincoln Olivetti
Guitarra- Marcelo Sussekind

4-SONHO ADOLESCESCENTE
Arranjo e Teclados -Lincoln Olivetti

5 ABRA A BOCA E FECHE OS QLHOS
Arranjo e Feclados: Lincoln Oliveti


Músices e letras de Michael Sullivan e
Paulo Massadas, exceto VIVO SONHANDO
de Antônio Carlos Jobim

Direção Artística: Miguel Plopschi

Produção Executiva: Michael Sullivan e Paulo Massadas

Arranjos e Regência: Lincoln Olivetti-
Roupa Nova (em TE CUIDA MEU BEM)

Técnicos de Gravação: Dalton Rieffel

Mário Jorge Bruno - Franklin Garrido

Mixagem: Dalton Rieffel- Marcelo Sussekind- Junior Mendes

Auxiliares: Dalmo Beloti - Luiz Hoffer 

Evaldo Curvelo- Julio Fragoso - Luiz Carlos (Liu)

Técnico de Gravação: Lincoln Olivetti, nas faixas TO BE OR NOT TO BE, QUEM ME DERA, CORAÇÃO NA MÃO, VIVO SONHANDO, RAIO DELUAR E SONHO ADOLESCENTE, gravadas no Estúdio do Lincoln Olivetti

Supervisão de Estúdio da RCA: Edeltrudes Marques (Dudu)

Manutenção de Estúdio: Ricardo 
Luppi - Victor Hugo - Duarte Silveira

Montagem: Esveraldo Ferreira

Supervisão de Audio: Gunther J. Kibelktis

Corte: José Oswaldo Martins

Orlando Leme-Paulo Torres

Arregimentação: Gilberto D'Avila

Direção de Arte e Fotos: Nicolau Maximiuc Jr.

Arte Final: Wanderley A. Oliveira





Nenhum comentário:

Postar um comentário