quarta-feira, 9 de novembro de 2022

R.I.P. GAL COSTA

Gal Costa, uma das vozes mais aclamadas da música brasileira (e mundial) partiu hoje, aos 77 anos. A causa não foi confirmada, mas ela havia  dado uma pausa nos shows, após uma cirurgia de retirada de um nódulo nasal. 

Gal teve uma carreira vitoriosa por 57 anos.Ela lançou o seu primeiro trabalho em 1965, ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil. No icônico disco Tropicalia ou Panis et Circencis, de 1968, Gal cantou "Mamãe Coragem", "Parque Industrial" e "Enquanto Seu Lobo Não vem", antes de lançar em 1969 seu primeiro álbum solo, auto-intitulado. Gal Costa trouxe hits como "Baby" e "Divino Maravilhoso". Ao longo da carreira colecionou sucessos e álbuns que marcaram a música brasileira. Entre as músicas que ficaram eternizadas em sua voz estão "Meu Nome é Gal", "Um Dia de Domingo", "Chuva de Prata", "Vapor Barato", "Festa do Interior", "Meu Bem Meu Mal" e incontáveis outras mais. No decorrer de sua trajetória,  Gal lançou 31 álbuns de estúdio e foi indicada 5 vezes ao Grammy Latino.

Na foto acima, vemos Patricia Marx e Luciano Nassyn ao lado de Gal, em foto registrada em 1985, quando ela participou do álbum de estreia do Trem da Alegria, cantando "Hi Lili, Hi Lo". 

Patricia sempre teve Gal como uma de sua grandes referências na música brasileira. Desde menina,  cantava músicas da artista nos programas que  participava como caloura. Mais tarde, em diferentes momentos, regravou músicas de Gal, entre elas, "Canta Brasil", "Tigresa", "Tapete Mágico" e "Aquele Frevo Axé". Em seu novo trabalho, que será lançado ano que vem ao lado de Wado, já tinha sido anunciada a inclusão de "Minha Voz, Minha Vida", outra pérola do repertório dessa grande cantora, que não a toa, é considerada uma das maiores do Brasil. 

Patricia registrou sua dor nas redes sociais postando uma foto de Gal com a legenda "Minha ídola se foi…minha maior referência vocal e musical, e ícone da música brasileira. 🖤 Vc é luz! #galcosta".  Patricia também postou um vídeo, muito emocionada, falando da tristeza que sentiu ao receber a notícia.

Adeus, maravilhosa Gal! Seu legado jamais será esquecido! 😞💔



Nenhum comentário:

Postar um comentário