sexta-feira, 10 de maio de 2019

SOBRE OS 25 ANOS DO FICAR COM VOCÊ: PARTE 1

Enquanto ainda gravava o álbum INCERTEZAS, Patricia já buscava uma mudança de repertório e queria partir para um lado mais pop e dançante. Após o fim do seu contrato com a gravadora  BMG, ela passou um tempo apenas pesquisando repertório para um novo disco diferente de tudo que já havia feito, mas faltava encontrar um produtor que pudesse entender o que ela queria fazer e a apoiasse. Um dos nomes pensados era de Nelson Motta, renomado compositor e produtor musical, que lançou Marisa Monte e produziu várias cantoras,  com a fama de dar novos rumos às suas carreiras.

Até que Patricia foi assistir a um show da cantora Leila Pinheiro no Sesc Pompeia,  e quem estava lá também?  Nelson Motta!  Ela não perdeu a oportunidade e foi falar com ele sobre a idéia dele produzir seu novo trabalho.


Ele disse que não podia no momento, por estar morando em Nova York,  que seria difícil ficar indo e voltando pro Brasil.  Patricia investiu em uma viagem a Nova York, depois que Nelson Motta disse que ficaria difícil produzir seu disco não morando no Brasil. Ela foi até a casa dele levando as músicas que já tinha escolhido, as idéias que já tinha e uma fita VHS com momentos de sua carreira, incluindo seu início, ainda criança.  Ele adorou e  decidiram, logo de cara incluir duas músicas: "Deixa Chover", cantada por ela aos 6 anos de idade no programa do Chacrinha, e "Canta Brasil", que ela cantou aos 9 anos no Clube da Criança, apresentado por Xuxa, ainda na TV Manchete.

No fim processo de escolha do repertório,  foram para o estúdio de Tuta Aquino, produtor também brasileiro  fazer umas demos para sentir como ficaria o resultado. Depois de tudo aprovado,  Patricia assinou com o selo dele, Lux Music, e ele decidiu que seria o primeiro lançamento deles. Depois de alguns meses (eles iniciaram os trabalhos em agosto de 1993), o disco foi gravado entre dezembro de 1993 a fevereiro de 1994, nos estúdios Prime Cuts e Soundtrack (NY), Mosh (SP) e Mega (RJ).

O resultado foi um álbum bem pra cima, quase totalmente de músicas dançantes, que misturava bases eletrônicas internacionais com levadas e percussões brasileiras, com um repertório que trazia uma maioria de canções super conhecidas da MPB  totalmente modificadas para um estilo mais moderno e  mais adequado à idade de Patricia, na época.


Com "Ficar com Você", veio à público uma Patricia totalmente renovada: Nome artístico, visual, estilo, gravadora... Tudo novo!

O  novo visual, mais adequado ás músicas dançantes, ficou a cargo da atriz e modelo Betty Lago, que se inspirou na moda de rua de Nova York e  no estilo clubber. Os cabelos ruivos e curtos também foram para dar mais modernidade.  Betty também foi responsável pela direção do videoclipe, gravado no famoso bairro do Harlem, também em NY.

O sobrenome Marx veio porque ela não queria mais ser conhecida apenas como "Patrícia", precisava de algo a mais que a diferenciasse. Um dia brincando com seu  sobrenome Marques em uma folha, acabou tendo a idéia do Marx. Além disso, era um bom nome para uma futura carreira internacional, que ela já almejava.

Patricia e Nelson ainda assinaram com a gravadora Polygram (hoje Universal Music) para fazer a distribuição e divulgação do álbum no Brasil. E os shows de lançamento foram na badalada  Resumo da Opera, em São Paulo, nos dias 15 e 16 de junho de 1994.


Foto 1: Patricia Marx e  Nelson Motta  (Foto: Revista Caras)
Foto 2: Patricia Marx e Tuta Aquino. (Foto: Jornal do Brasil)
Foto 3: Patricia Marx, Tuta Aquino, Betty Lago no estúdio. (Foto: Jornal O Povo


Nenhum comentário:

Postar um comentário