segunda-feira, 9 de setembro de 2024

TUDO SOBRE O SHOW DO TREM DA ALEGRIA NO RIO DE JANEIRO (07/09/2024)

Foi uma noite pra ficar na história: Após tantos pedidos dos fãs cariocas, Patricia Marx e Luciano Nassyn se apresentaram pela primeira vez com o show Trem da Alegria Celebration no Rio de Janeiro. O evento aconteceu no sábado, 7 se setembro, no Clube dos Aliados. Depois da abertura com os DJs Leandro Ramos, Dom LV e DJ Eliseu, os dois apresentaram seu show completo, antes das outras atrações programadas para a festa (Sylvinho Blau Blau, Dr Silvana, Paquita Catuxita e a banda Cenário Retrô). 


Eu e o Marcos (pra quem ainda não conhece, o outro fundador do fã-clube) estivemos presentes no evento, claro, e reencontramos muitos amigos antigos do fã-clube, pessoas com quem mantenho contato nas redes sociais, mas não via há algum tempo, além de conhecer pessoalmente outros que só conhecia online.  Quando chegamos, o espaço reservado para o público ainda estava fechado, mas já avistamos o Luciano Nassyn passando o som com a banda. Ficamos de olho no palco e pouco tempo depois, a Patricia aparece também. O Marcos chegou perto da grade que cercava o local e gritou o nome dela, que logo nos viu e acenou sorrindo, fazendo sinal para que aguardássemos um pouco. Eles passaram o som com trechos de várias músicas como "É de Chocolate", "Uni Duni Tê" e (auge máximo), "Quando Chove", com a Patricia soltando vários agudos e improvisos de fazer cair o queixo.

Quando eles saíram do palco, nos distraímos conversando com amigos que também chegaram cedo (Roberto e Michael, que estava com a filha Kethelyn). Até que avistei Vivian, esposa de Luciano e empresária do Trem, vindo em nossa direção. E quem estava com ela? Patricia! Nem tive tempo de processar quando já estava sendo envolvido por um abraço longo e apertado. O Marcos, que ainda não havia notado a presença dela, levou um susto, mas logo também trocou um abraço carinhoso e igualmente longo com ela. 


Patricia conversou com a gente por um bom tempo. Falamos sobre vários assuntos, e ela contou que sua vida estava bem corrida entre os estudos na faculdade, compromissos artísticos e a mudança para uma nova casa (ela e Renata continuam no Alphaville, mas mudaram de endereço). Perguntamos sobre o casamento, e ela disse que adiou um pouco por causa dessa fase atribulada. Quando falamos da família, ela comentou com carinho sobre seu avô, que completou 100 anos e compõe músicas, pedindo para ela cantar só para ele (fofura máxima!). Transmitimos pra ela os recados mandados por dois fãs e velhos amigos (Sander, Márcio Fernandes). Marcos brincou sobre os dois (ele e ela) já terem completado 50 anos, enquanto eu ainda tinha 49. Patricia, espantada, disse: "Não acredito que você é mais novo que eu!", e eu respondi: "Só um pouquinho, mês que vem alcanço vocês!". Marcos agradeceu por ela "aturar" a gente por tantos anos e ela respondeu: "Vocês que me aturam!" Entre risadas, ela disse que o clima estava parecendo "um baile da saudade", com muitas brincadeiras de amigos de longa data. Momentos como esse são daqueles que a gente guarda com carinho para sempre, somando-se a outros de mais de 35 anos de nossa amizade com ela. Ela se despediu prometendo que nos veríamos novamente depois do show no camarim, onde todos poderiam tirar fotos.


O local finalmente foi aberto ao público, que se dividiu pelos respectivos setores (mesas, pista, camarote), e a abertura foi com os DJs tocando  músicas dos anos 80 e 90. A casa foi enchendo cada vez mais, chegaram outros fãs e velhos amigos nossos (Alex, Mauro, Josenilson, Pedro, Adriano - desculpem se esqueci de citar alguém  - e dois fãs que conhecia somente das redes sociais, a Raquel e o Fernando), até que quando chegou as tão aguardadas 23h, o DJ Leandro anunciou o início do show. O público veio abaixo, todos muito animados e cantando e pulando sem parar em todas as músicas. O show abre com "Piuí Abacaxi" e em seguida, "É de Chocolate" e "Dona Felicidade". Os dois dizem que as duas próximas músicas são releituras com novos arranjos e cantam "Pique Pega Pique Esconde" com um arranjo meio reggae, que ficou muito bom e "Orquestra dos Bichos" com um arranjo bem county e contagiante, que faz a galera literalmente explodir de tanto cantar. 

Nesse momento, o Luciano diz que vai tocar uma música que ele gosta muito, só não gosta tanto do que ela representou na época, que foi a saída da Patricia do grupo. É a deixa pra ele tocar "Festa do Amor", primeiro sucesso solo dela, que ela canta e dança com uma energia, que quem vê, pensa que viajou no tempo de volta a 1987. Bom demais! Ele pede pra ela cantar mais uma e ela arrasa na afinação no sucesso "Ficar com Você". Ela sai do palco e é a vez do Luciano cantar mais duas músicas amadas  do grupo: "Fera Neném" e "Tic Tac do Amor". Na primeira, ele fala que a música foi cantada originalmente pelo Juninho Bill e fez muito sucesso, e diz que o o integrante mais espevitado do grupo foi convidado e por pouco, estaria se apresentando com eles ali, mas infelizmente não conseguiu. E na segunda, Luciano brincou que era uma "música lado B" e desafiou o público a cantar, o que fez todo mundo se empolgar ainda mais.

Patricia voltou ao palco com um novo figurino (na primeira parte, ela cantou com uma roupa  de manga comprida prateada com franjas e na segunda música, o mesmo modelo, porém preta, a que ela usou no show em Sorocaba, semana passada). Os dois cantaram "Thundercats", "Pra Ver Se Cola" (ela diz que não participava mais do grupo na época que essa foi gravada e quem cantava era a Amanda Acosta) e o mega hit "Uni Duni Tê". No final dessa música, apresentam a banda, a vocalista e Luciano, cada um mostrando um pouco dos seus talentos. Esse por sua vez, anuncia Patricia, e já entra o arranjo de "Quando Chove", muito aplaudida e cantada por todo o público, o que emociona demais Patricia, que não segura as lágrimas. O público responde gritando bem alto o nome dela ("Patricia!, Patricia!"). Ela se recompõe a tempo de cantar a segunda parte da música, afinadíssima), e todos aplaudem muito. Quando a música terminou, ela recebeu  um abraço carinhoso do amigo  Luciano, que perguntou pro público: "É diva ou não é?". É sim, Lu. Muito! O show se encerra com o mega sucesso "He-Man". O público, que já pedia desde a metade do show por esse clássico, veio abaixo.

Fim de show, fomos pra fila do camarim, que já estava cheia de pessoas ansiosas por falar com eles, tirar fotos e pegar autógrafos. Depois de alguns percalços pra entrar no camarim (obrigado, Manuel, pela ajuda!), conseguimos entrar pra conversar, dessa vez para uma conversa mais breve com ela, e agora com o Luciano. Ele me reconheceu e brincou: "Olha o André Arteiro aí!". O Marcos se apresentou pra ele como o cofundador do fã-clube, e tiramos fotos com os dois, acompanhados de Jasiel e Manuel. A Patricia se despediu dizendo que era muito bom ver nós dois juntos de novo (eu e o Marcos ficamos uns anos afastados e sem nos falar por problemas pessoais, e há muitos anos não íamos a um show dela juntos, mas agora está tudo bem). No fim, nem assistimos os outros shows e voltamos pra casa por volta de uma da manhã. Como tinha muito tempo que eu e o Marcos não vivíamos essa emoção juntos, foi como uma viagem a um tempo distante, e ao mesmo tempo, tão próximo em nossas memórias.... Nos permitimos ser dois meninos de 15 anos de novo, que voltavam dos shows super felizes e tagarelando o tempo todo. Foi uma noite mágica e inesquecível. Que venha o próximo! 


Nas fotos acima, André Arteiro, Marcos Dias, Manuel, Jasiel, Patricia Marx e Luciano Nassyn 

SETLIST DO SHOW:

1) Piuí Abacaxi 
2) É de Chocolate 
3) Dona Felicidade 
4) Pique Pega Pique Esconde 
5) Orquestra dos Bichos 
6) Festa do Amor 
7) Ficar com Você 
8) Fera Neném 
9) Tic Tac do Amor 
10) Thundercats 
11) Pra Ver Se Cola 
12) Uni Duni Tê 
13) Quando Chove 
14) He-Man  

E mais...

Alguns momentos do maravilhoso show Trem da Alegria Celebration ontem no Clube dos Aliados, reunidos nesse lindo vídeo do Jair De Assis. 
Instagram: @jairdeassisfoto


Patricia Marx transbordando emoção ao cantar "Quando Chove".


Algumas fotos de nossos amigos do Fã-Clube Patricia Marx:

1) Michael Lurx 
2) Alex
3) Josenilson e Pedro 
4) Roberto 
5) Fernando 
6) Mauro 
7) Kethelyn 









3 comentários:

  1. Adorei a matéria, André. Parece mesmo uma edição do PN, o informativo mais atualizado sobre a Patrícia Marx na década de 90, e 80 também, eu acho.rsss. muito feliz por vcs. Que venham outros reencontros. Quero muito estar em algum deles. Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, amigo! Como te disse, tentei escrever com o espírito da época, daquele fã emocionado, que ficava mais de uma hora no telefone contigo, falando de Patricia Marx rs Muito obrigado pelo comentário, queria muito que você estivesse com a gente em um show também. Seria nosso primeiro encontro com todos os "presidentes" da história do fã-clube com a Patricia.

      Excluir