quarta-feira, 18 de setembro de 2024

40 ANOS, 40 DISCOS: ESTUDANDO O PAGODE (2005)

Em agosto de 2005, foi lançado pela gravadora Trama o álbum "Estudando o Pagode", do cantor, compositor e multi Instrumentista Tom Zé, um dos mais criativos e inventivos nomes da música brasileira. Nesse álbum, o artista fez o que chamou de "opereta de 3 atos, sobre mulheres e seus relacionamentos com homens, em duetos rítmicos e provocativos". Pra isso, ele chamou quatro cantoras pra participar do disco: Zélia Duncan, Suzana Salles, Luciana Mello e Patricia Marx, além de Jair Oliveira, que atuou também produtor do álbum. 

Patricia Marx participou da faixa "Prazer Carnal", fazendo um dueto com Jair. Apesar de ser velho amigo de Patricia, e já ter feito vários trabalhos com ela, essa foi a única vez em que os dois ex integrantes dos maiores grupos infantis dos anos 80 (Trem da Alegria e Balão Mágico) cantaram juntos e o resultado ficou lindo. 

O álbum ganhou críticas elogiosas na imprensa brasileira e internacional, recebendo ótimas notas em revistas e jornais especializados em música como Spin, All Music e The Guardian, entre outros. Outra curiosidade é que o título do disco remete a um dos trabalhos mais reconhecidos de Tom Zé no exterior, o álbum "Estudando o Samba" (1976). 

Em 2008, Patricia participou de shows de Tom, chegando até estar em uma entrevista dele no Programa do Jô, cantando a parte em inglês da música "Solvador Bahia de Caymmi". Na época, ele respondeu em uma entrevista que questionava o porque da participação de Patricia no seu show: "Por coincidência, ela estava me dando aulas de canto. A Patricia é muito preparada. Ela já tinha cantado maravilhosamente no meu disco Estudando o Pagode. Como ela tem um sucesso na Inglaterra (a música Burning Luv) e seu inglês é muito bom, eu a levei ao Circo Voador pra cantar e ela deu um banho, cantou demais". 

Em 2023, Patricia regravou "Prazer Carnal" no álbum MarxWado, que gravou em conjunto com o cantor e compositor Wado, que declarou sobre a música: "Como a gravação original é um samba lindíssimo com Marx, Jair e Tom Zé, tentei jogar para uma outra matiz baiana que é o Ixejá" nessa nova versão".

Foto 1: Patricia Marx e Jair Oliveira (2015)

Foto 2: Tom Zé 

Foto 3: Patricia Marx e Jair Oliveira (2005)

Foto 4: Capa álbum Estudando o Pagode (2005)

ÁLBUM: Estudando o Pagode (2005)

Música: Prazer Carnal (Tom Zé)

Gravadora: Trama 

Produção: João Marcelo Bôscoli/ Jair Oliveira 


Nenhum comentário:

Postar um comentário