domingo, 3 de dezembro de 2023

40 ANOS, 40 DISCOS: O POETA DO BEXIGA (1990)

 "Adoniran Barbosa - O Poeta do Bexiga" foi um projeto idealizado pela gravadora Som Livre,  que na época, estava lançando disco com releituras de grandes nomes da nossa música. Os primeiros foram tributos a Cartola ("Bate Outra Vez") e Ataulfo Alves ("Leva o Meu Samba"). Dessa vez, o homenageado seria o grande poeta do samba de São Paulo, Adoniran Barbosa (1910 - 1982). 

Patricia Marx foi convidada para  cantar "Samba Italiano", com a letra também em italiano. Adoniran compôs a música em 1965, pra homenagear de forma bem humorada, as influências da comunidade italiana em nosso país e a diversidade cultural que se instalou sobretudo, na cidade de São Paulo. E Patricia a interpretou muito bem, como atestou a crítica no jornal Estado de São Paulo: "Dona de bela voz, porém massacrada pelos hits de Sullivan e Massadas, mostra que um bom arranjador, pode conduzi-la a uma carreira promissora" (ler o trecho em destaque e a crítica completa do álbum abaixo - clique na foto pra melhor visualização). 


Em outra crítica, publicada no Globo, sua interpretação também foi elogiada, mas os arranjos foram considerados "gélidos". Na época, era muito comum a crítica elogiar o talento de Patrícia, mas  criticar o repertório que ela cantava (principalmente as músicas de Sullivan e Massadas) e os arranjos das músicas, consideradas descartáveis. Nada melhor que o tempo pra desmentir certas afirmações, visto que essas músicas são lembradas e amadas até hoje...

Veja abaixo trechos de uma matéria (também do O Globo), que anunciava o projeto, que citava inclusive artistas que não chegaram a participar de fato, como Lobão e Paralamas do Sucesso e onde a produtora Aretuza Garibaldi falava que selecionou Patricia para mostrar um lado mais jovem do compositor. 



O disco foi lançado em julho de 1990 (em ocasião da celebração dos 80 anos de nascimento de Adoniran Barbosa, se ainda estivesse vivo) e trazia ainda novas versões de músicas eternas do compositor nas vozes de artistas como Rita Lee ("Samba do Arnesto), João Bosco ("Saudosa Maloca"), Tetê Espíndola ("Trem das Onze") , Jards Macalé ("Iracema"), entre outros, além do clássico dueto do compositor com Elis Regina na divertida "Tiro ao Álvaro", única gravação não inédita do álbum. 

A participação de Patricia nesse projeto rendeu muito, afinal foi o que chamou atenção um certo produtor musical japonês... Foi ao ouvir esse disco que Mamoru Oshima convidou Patricia para gravar o álbum Neoclássico. Ele se encantou tanto com Patricia cantando o "Samba Italiano", que incluiu a música nessa mesma versão no álbum que Patricia fez para o mercado japonês. 

Infelizmente esse disco não está no Spotify e outras plataformas de música. Abaixo vamos relembrar a participação de Patricia no programa Blue Jeans cantando a música. 


Álbum: ADONIRAN BARBOSA, O POETA DO BEXIGA 

Som Livre, 1990

Vários 

Música: "Samba Italiano" (Adoniran Barbosa)

Produção: Aretuza Garibaldi 


Nenhum comentário:

Postar um comentário