terça-feira, 9 de maio de 2023

R.I.P RITA LEE (1947 - 2023)

 Um dos maiores nomes da nossa música nos deixou hoje. Morreu, aos 75 anos, Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras brasileiras, que se consagrou como nossa "Rainha do Rock.A cantora e compositora foi diagnosticada com um câncer no pulmão em 2021, e desde antes vinha lutando contra a doença com a coragem, que sempre foi uma das suas maiores marcas.

Sempre moderna, Rita foi referência de criatividade e independência feminina durante os quase 60 anos de carreira. O título de “rainha do rock brasileiro” veio quase naturalmente, mas ela achava “cafona” - preferia “padroeira da liberdade”.

Rita começou a carreira aos 16 anos, em um trio vocal feminino, as "Teenager Sisters". Em 64, participou de um grupo chamado Six Sided Rockers, que deu origem ao revolucionário grupo Os Mutantes, que participou de festivais lendários ao lado de Gilberto Gil e Caetano Veloso. Eles estiveram também no álbum "Tropicália ou Panis At Circenses", considerado até hoje um dos melhores discos brasileiros de todos os tempos, além de terem feito vários discos bem sucedidos.

Já na carreira solo, Rita Lee se tornou uma das maiores vendedoras de disco do país e colecionou hits como "Lança Perfume", "Mania de Você", "Banho de Espuma", "Doce Vampiro", "Baila Comigo", "Amor e Sexo" e incontáveis outros, além de ter emplacado mais de 40 músicas em trilhas de novelas. Em 2016, ela lançou o livro “Rita Lee: uma autobiografia”, um sucesso tanto de vendas, quanto de crítica. Em março de 2023, ela anunciou "Outra Autobiografia", que está em pré-venda.

Patricia Marx sempre foi grande admiradora do trabalho e da coragem de Rita. Ao longo de sua carreira, já gravou algumas músicas dela, como "Picola Marina" (no álbum Neoclássico, 1992), "Mutante" (no álbum "Ficar com Você", 1994) e "Brazil com S" (no EP "João", em 2020), além de já ter cantado em shows outras músicas como "Agora Só Falta Você" e "Baila Comigo", entre outras. No álbum Neoclássico ( 1992), inclusive ela gravaria mais duas músicas de Rita ("Lança Perfume" e "Banho de Espuma"), mas elas saíram do repertório na seleção final.

Todos ficamos muito tristes com a partida dessa grande artista e mulher incrível, mas o que consola é que sua obra ficará pra sempre, é eterna. O fã-clube Patricia Marx presta essa homenagem a artista, relembrando dois trechos de momentos em que Patricia cantou Rita: No Programa Livre, em 1992, cantando "Agora Só Falta Você" e em 2020, em uma live, Cantando "Brazil com S".

Descanse em Paz, Rita Lee! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário