O mais atualizado blog sobre a cantora Patricia Marx. Saiba todas as novidades sobre a cantora, acompanhe as ultimas entrevistas, agenda de shows, fotos exclusivas, além dos melhores momentos de sua carreira.
Fã-clube nas redes sociais:
Instagram: @ faclubepatriciamarx
***
Facebook: Fã Clube Simplesmente Paty
***
Instagram Patricia Marx: @patriciamarxoficial
***
Facebook Patricia Marx: facebook.com/patricia.marx
O compositor Paulo Massadas (da dupla com Michael Sullivan, responsáveis por grandes sucessos da música popular nos anos 80 e 90) postou hoje em seu Instagram uma homenagem à Patricia Marx, com uma foto exclusiva dele com ela e a música "Festa do Amor", além de ter elogiado ela bastante no post.
O Instagram dele é @paulomassadas, vale a pena seguir, pois ele sempre posta fotos de artistas com quem ele trabalhou na época e histórias interessantes sobre eles e as músicas.
Reproduzi o texto abaixo, mas o link da postagem original pra quem quiser curtir ou comentar lá é esse AQUI.
Tenho muito orgulho de ter contribuído para o êxito da trajetória musical da minha querida @patriciamarxoficial.
Desde o início ela já era uma grande promessa!
Tudo começou com o lançamento do LP Clube da Criança (1983), seguido do Trem da Alegria (1984) e, em 1987, com o despertar para sua carreira solo onde cantou e encantou a toda uma geração... e continua encantando com a doçura de sua voz.
OBS.: Nessa foto Patrícia finge me entrevistar na cozinha da minha casa em 1988.
Patricia Marx se reuniu com quase toda a família no sábado (20/05), para conferir a exposição de miniaturas na Japan House São Paulo. Foram com ela, a esposa Renata, o filho Arthur e a namorada, o pai Carlos e sua esposa e o irmão Daniel com suas filhas.
A exposição que retrata a floração das cerejeiras, a marcante presença do Monte Fuji, os restaurantes de sushi em esteiras, a prática de artes manuais e marciais, além das tradicionais festividades japonesas em miniaturas está aberta à visitação desde o dia 16 de maio e vai até 08 de outubro de 2023 e a entrada é gratuita.
Ao todo são 37 obras criadas a partir de elementos como conchas, alimentos como macarrão e sushi, itens de maquiagem, canudos, pregadores, leques, entre outros objetos do dia a dia japonês, que estão divididas em cinco grupos principais: estações do ano e seus eventos, cenas do Japão tradicional, cenas do Japão moderno, vida cotidiana e práticas tradicionais.
O Japan House São Paulo fica na Av. Paulista, 52 - São Paulo.
No clima do sucesso que Patricia Marx fez ao cantar a música "Anunciação" no show que fez esse mês no Shopping Guararapes, em Recife, o post de hoje relembra quando ela gravou a música para o CD Forrobodó, em 1996. O disco reuniu vários intérpretes (entre eles, Paulo Ricardo, Cássia Eller, Guilherme Arantes, Netinho, Zeca Pagodinho e É o Tchan) pra regravar músicas marcantes de forró, cada um levando o gênero para seu estilo musical. Infelizmente esse álbum não está nas plataformas digitais, mas dá pra encontrar o CD à venda no Mercado Livre pra quem se interessar...
Incrível como essa música combinou tão bem com a voz da Patricia, né? Além disso, o arranjo ficou totalmente adequado ao estilo que ela fazia na época. Apesar de não fazer parte dos seus discos solo, a música teve uma boa repercussão na época e ela chegou a fazer alguns programas, como essa apresentação no Xuxa Hits, que foi exibido em 14/09/96. Pra relembrar, é só dar o play:
O show de Patricia Marx no Shopping Guararapes na semana passada (06/05) foi um daqueles de ficar na história. Os fãs de Recife mostraram mais uma vez que são maravilhosos e a receberam muito bem, lotando o local. Há 4 anos atrás, Patricia já tinha feito um outro show com um repertório de jazz e alguns sucessos da carreira solo, convidada por Giovanni Papaleo e Adriana Papaleo (da Uptown Blues Band, só que o show anterior foi em outro shopping de Recife, o RioMar. (Veja aqui). Eles repetiram o convite e o novo show conseguiu ser ainda mais emocionante.
Ela cantou clássicos do Jazz como "All Of Me" (eternizado por Billie Holiday), Miss Cellie's Blues Sister" (tema do filme "A Cor Púrpura", composto por Quincy Jones e Rod Temperton), "I Got You (A Feel Good) (sucesso na voz de James Brown), e até nosso hino da bossa nova "Garota de Ipanema" (Tom Jobim/Vinicius de Moraes), entre outros. E deixou para o final os sucessos do seu repertório como "Quando Chove", "Espelhos D'água", 'Sonho de Amor", "Destino" e "Festa do Amor". O show terminou com ela cantando uma bela versão de "Anunciação" (Alceu Valença), sendo acompanhada por um músico de apenas 22 anos tocando violino. Ela se emocionou várias vezes e falou sobre a sua avó Geneva (mãe do seu pai, falecida no ano passado e que nasceu em Guaranhus, cidade que também fica em Pernambuco). Inclusive, dedicou o show a ela e todas as mães e avós presentes no local.
Patricia saiu aplaudídissima, por um público que (repito) foi o Tempo inteiro exatamente carinhoso com ela. Depois do show, fez uma postagem celebrando o show nas redes sociais: "Lua cheia com eclipse e show em homenagem a minha avózinha pernambucana Geneva Azevedo, que virou estrelinha já faz um ano. Me acabei de chorar".
Veja abaixo mais fotos (clicadas por nossos amigos do fã clube Leandro Holanda, José Leandro e Lucas Emanuel) e um vídeo editado por nosso amigo Sandro Natto, com momentos do show:
Patricia Marx foi entrevistada pelo jornalista Augusto Diniz para a revista Carta Capital digital e falou sobre seu álbum colaborativo com o cantor e compositor Wado. Leia e/ou assista o vídeo abaixo no canal da Carta Capital:
Em um encontro musical com o experiente Wado, Patricia Marx lançou o trabalho Marxwado (Lab 344), com sete faixas reunindo um repertório diverso e bem cuidado. A cantora e compositora mostra personalidade com levada atual no novo projeto.
Ela diz que o encontro com Wado é de “vozes e texturas dos mesmos lugares”. Destaque para regravação de Me Deixa em Paz, obra-prima de Monsueto (com Aírton Amorim), que ganhou ares contemporâneos certeiros.
“Ele (Wado) transformou, transcreveu essas músicas para o momento atual. Arranjos muito modernos, contemporâneos. Quando recebi os arranjos dessas músicas fiquei meio surpresa. Estava esperando uma coisa mais tradicional. Mas eu gosto quando fico surpresa, porque são lugares em que nunca andei”, diz Patricia Marx. Ela enviou sugestão de roteiro do disco e recebeu de volta do catarinense radicado em Alagoas uma leitura arrojada de músicas inéditas e já gravadas
Entre as releituras, além de Me Deixa em Paz, há Minha Voz, Minha Vida, de Caetano Veloso e gravada por Gal Costa, referência de voz de Patricia. Tem, ainda, a regravação de Melhor, música de Wado com Adriano Siri, além de Bom Parto, um xote inédito – também de Wado (com Fernando Coelho) – que remete à tragédia em Maceió devido à mineração, que provocou afundamento do solo.
Vozes Trans (Wado e Vitor Peixoto), primeira música que Wado apresentou a Patricia, fala sobre amor. “No começo não achava a música falando para o público LGBTQIA+, onde estou também. Tive essa leitura como um discurso de amor, de lugar de fala, de chamar a atenção a esse tipo de assunto. E ela tem, assim como o disco todo, um cunho político. Nos dias de hoje, o amor é político, é abrangente, é colaborativo”, afirma ela.
Completam o registro fonográfico a premiada Com a Ponta dos Dedos (Wado e Glauber Xavier) e a inédita Orvalho (Wado, Zeca Baleiro e Vitor Peixoto.
Patricia Marx 2023 está bem distante da imagem de 1980, quando começou a carreira no grupo infantil Trem da Alegria. “Hoje tenho outros discursos, outras propostas. E esse disco fala sobre essa Patricia de hoje.”
“Gosto de política. Comecei a estudar mais o assunto depois de quatro anos de Bolsonaro. Isso me fez aprofundar mais. Não é possível que uma coisa dessas está acontecendo e a gente não pode fazer nada”, diz ao relembrar os tempos bicudos do último governo.
“Confesso que tinha preconceito pelo Lula, muito por conta do que eu não sabia. Nunca acompanhei a política. Ia junto com a boiada – o que acontece na maior parte da população no Brasil. Fui atrás e vi o filme Democracia em Vertigem (de Petra Costa, 2019). Foi ali que entendi. Ele não é isso que as pessoas estão me dizendo. Eu tinha uma intuição de que algo estava errado, estava mal explicado”, prossegue. “Fui me posicionando. Fui taxada, xingada. Não arredei o pé. Me posicionei até o final, quando Lula ganhou.”
A cantora e compositora, com uma dezena de álbuns lançados, vive momento tão diferente que o olhar se tornou oposto ao que rege o mercado fonográfico – e que ela conheceu bem: “Não é um disco que vamos vender, vamos fazer uma estratégia de marketing – me dá tanta preguiça… Já passei tanto por isso… Não quero mais. Quero coisas que sejam verdadeiras, da alma, mesmo. E o Wado é um grande artista nesse sentido”.
Um dos maiores nomes da nossa música nos deixou hoje. Morreu, aos 75 anos, Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras brasileiras, que se consagrou como nossa "Rainha do Rock.A cantora e compositora foi diagnosticada com um câncer no pulmão em 2021, e desde antes vinha lutando contra a doença com a coragem, que sempre foi uma das suas maiores marcas.
Sempre moderna, Rita foi referência de criatividade e independência feminina durante os quase 60 anos de carreira. O título de “rainha do rock brasileiro” veio quase naturalmente, mas ela achava “cafona” - preferia “padroeira da liberdade”.
Rita começou a carreira aos 16 anos, em um trio vocal feminino, as "Teenager Sisters". Em 64, participou de um grupo chamado Six Sided Rockers, que deu origem ao revolucionário grupo Os Mutantes, que participou de festivais lendários ao lado de Gilberto Gil e Caetano Veloso. Eles estiveram também no álbum "Tropicália ou Panis At Circenses", considerado até hoje um dos melhores discos brasileiros de todos os tempos, além de terem feito vários discos bem sucedidos.
Já na carreira solo, Rita Lee se tornou uma das maiores vendedoras de disco do país e colecionou hits como "Lança Perfume", "Mania de Você", "Banho de Espuma", "Doce Vampiro", "Baila Comigo", "Amor e Sexo" e incontáveis outros, além de ter emplacado mais de 40 músicas em trilhas de novelas. Em 2016, ela lançou o livro “Rita Lee: uma autobiografia”, um sucesso tanto de vendas, quanto de crítica. Em março de 2023, ela anunciou "Outra Autobiografia", que está em pré-venda.
Patricia Marx sempre foi grande admiradora do trabalho e da coragem de Rita. Ao longo de sua carreira, já gravou algumas músicas dela, como "Picola Marina" (no álbum Neoclássico, 1992), "Mutante" (no álbum "Ficar com Você", 1994) e "Brazil com S" (no EP "João", em 2020), além de já ter cantado em shows outras músicas como "Agora Só Falta Você" e "Baila Comigo", entre outras. No álbum Neoclássico ( 1992), inclusive ela gravaria mais duas músicas de Rita ("Lança Perfume" e "Banho de Espuma"), mas elas saíram do repertório na seleção final.
Todos ficamos muito tristes com a partida dessa grande artista e mulher incrível, mas o que consola é que sua obra ficará pra sempre, é eterna. O fã-clube Patricia Marx presta essa homenagem a artista, relembrando dois trechos de momentos em que Patricia cantou Rita: No Programa Livre, em 1992, cantando "Agora Só Falta Você" e em 2020, em uma live, Cantando "Brazil com S".
Patricia Marx está de volta a Recife e abrirá uma série de eventos em homenagem ao dia das mães, com um show gratuito, às 18h, no Shopping Guararapes
Ela irá embalar o público do centro de compras, na Região Metropolitana do Recife (RMR), e promete encantar as pessoas com os clássicos que marcaram a carreira, além de grandes hits do universo do Jazz. Ela subirá ao palco acompanhada dos músicos da Uptown Blues Band.
Para as mamães noveleiras e as que gostam de jazz, Patrícia garante um show animado. “Vai ser inesquecível. Vou presenteá-las com sucessos nacionais, temas de jazz e novelas”, promete. A Uptown Blues Band, pioneira na cena do Blues em Pernambuco, também se apresenta no mesmo dia e vai acompanhar Patricia em seu show.
LOCAL: Shopping Guararapes
ENDEREÇO: Av. Barreto de Menezes, 800 - Piedade, Jaboatão dos Guararapes - PE
Nessa quarta (03/05), foi ao ar uma matéria muito legal no programa Fofocalizando com a Giovanna, apresentadora do Festival Internacional da Criança (que revelou o Trem da Alegria). Aparecem vários trechos inéditos do festival e quase no final, a Patricia apareceu em vídeo dando um depoimento pra ela.
Vale muito a pena assistir a matéria completa, ela fala com muito carinho da Patricia e aparecem imagens raríssimas do festival, além de outros momentos da carreira da apresentadora. Uma verdadeira volta no tempo, super emocionante!
Neste sábado, (06) de maio, a cantora Patrícia Marx se apresenta no Shopping Guararapes, em Recife (PE), em homenagem ao dia das mães, a partir das 18h, com entrada gratuita. A artista traz um show com clássicos do Jazz e os maiores sucessos da carreira, como “Espelhos d' água", "Quando Chove" e outros clássicos nacionais para abrilhantar a noite ao som de música boa.
No show, Patricia será acompanhada pela Uptown Band. Essa parceria já deu super certo em outro show no Festival de Jazz no Shopping RioMar, também em Recife, há 4 anos. Foi um sucesso! Que com certeza, irá se repetir no evento desse sábado, no Shopping Guararapes, em que Patrícia Marx vai se apresentar gratuitamente.
Para as mamães noveleiras e as que gostam de jazz, Patrícia garante um show animado. “Vai ser inesquecível. Vou presenteá-las com sucessos nacionais, temas de jazz e novelas”, promete.