Há exatos 30 anos chegava às lojas “Quero Mais”, o sexto álbum solo de Patricia — e o segundo desde o início de uma nova fase em sua carreira, agora assinando como Patricia Marx. Ela havia dado uma verdadeira guinada na carreira com o disco anterior, Ficar com Você, que apresentou uma sonoridade mais dançante e moderna, marcando o início de uma nova fase em sua trajetória.
Ao gravar o novo trabalho, a ideia era apostar no que havia dado mais certo no trabalho anterior: um pop com influências de soul e rhythm & blues, com canções mais românticas que as do disco Ficar com Você. O álbum manteve a assinatura de Nelson Motta na direção artística, mas desta vez foi Tuta Aquino (que já havia co-produzido o disco anterior) que assumiu a maior parte da produção.
O primeiro single foi “Sei Que Você Não Vai”, mais uma versão de um sucesso do Jackson 5, dessa vez com letra em português de Cláudio Rabello. A faixa ganhou um ótimo videoclipe, dirigido por Jodele Lacher. O vídeo, bem pop, mostrava a cantora entre dançarinos, a banda e sendo clicada por fótografos, enquanto dançava. O clipe foi bem executado na MTV brasileira, e a música teve bom desempenho nas rádios, embora nem tanto quanto "Ficar com você".
Na parte visual, dessa vez ela contou com os conselhos de Anne Duha. Com os cabelos mais escuros, mas mantendo o corte chanel, ela surgiu com uma imagem mais sensual — usando camisas com botões entreabertos, que deixavam transparecer discretamente a lingerie. As lindas fotos da capa e do encarte foram clicadas por Fábio Ghivelder.
O segundo single, “Quero Mais”, é uma parceria inédita de Dalto e Nelson Motta — que, separadamente, assinaram os dois maiores sucessos dessa nova fase de Patricia: Quando Chove e Espelhos D’Água. Apesar de linda, a música não obteve o sucesso comercial das anteriores, embora seja até hoje uma das mais queridas pelos fãs. A canção integrou a trilha sonora da novela Quem É Você, exibida pela TV Globo, mas teve pouco destaque dentro da trama.
O disco também revelou novos compositores que mais tarde se destacariam na música brasileira, como Jorge Vercillo ("Novos Corações") e Max de Castro ("Meu Fogo"). Trouxe ainda inéditas de Cláudio Rabello e Altay Veloso ("Um Caso Sério", que abre o álbum) e a estreia de Patricia como compositora em um disco seu, com "Tudo Ficou Assim", em parceria com Tuta Aquino e André Santana.
Entre as regravações, as escolhas são tão diversas quanto certeiras — e se encaixam muito bem no conjunto da obra. Do funk de Ed Motta (“Vamos Dançar”) à disco music de Lady Zu (“A Noite Vai Chegar”, de Paulinho Camargo); do soul setentista de Marvin Gaye (“What’s Going On” — que Patricia já interpretava em shows e sempre quis gravar, aqui em dueto com Duanne Jackson, do coral gospel Mount Moriah) à MPB de Cartola, com “Acontece”, em uma leitura que reafirmou Patricia como uma das grandes intérpretes de sua geração. O disco se encerra com “Espelhos D’Água” (Dalto / Cláudio Rabello), incluída como faixa-bônus, já que havia aparecido antes apenas na trilha sonora da novela Malhação e na edição especial do álbum Ficar com Você.
Com um repertório mais adequado à sua voz e ao seu estilo, Patricia deu um grande salto de qualidade neste álbum, inclusive como intérprete. Não à toa, Quero Mais foi considerado, à época, o trabalho mais belo de sua carreira, rendendo-lhe uma indicação ao Prêmio da Música Brasileira (então chamado Prêmio Sharp). Apesar das boas vendas, o álbum não fez o mesmo sucesso que o Ficar com Você — ainda que tivesse todos os elementos para isso.
Para nós, este trabalho também é especial por outro motivo: foi nele que o endereço do Fã-clube foi publicado na contracapa, tanto do CD quanto do vinil. Isso fez crescer enormemente o nosso contato com fãs de todo o Brasil — muitos dos quais acompanham a carreira de Patricia (e o fã-clube!) até hoje.
Eu, particularmente, considero Quero Mais um álbum perfeito: tem tudo o que se espera de um ótimo disco pop — belas canções, variedade de estilos e uma Patricia luminosa como cantora.
E vocês, o que acham desse álbum? 💿

Nenhum comentário:
Postar um comentário