terça-feira, 22 de julho de 2025

R.I.P PRETA GIL (1974 - 2025)

A cantora e atriz Preta Gil nos deixou neste domingo, aos 50 anos, vítima de um câncer contra o qual lutava com muita coragem e dignidade. A artista estava nos Estados Unidos fazendo um tratamento experimental contra a doença, que tratava desde janeiro de 2023, depois de tentar vários tratamentos no Brasil.

Filha de Gilberto Gil, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa, Preta Gil deixou a carreira de produtora e publicitária e iniciou  a carreira de cantora aos 29 anos, quando lançou seu primeiro álbum. "Prêt-à Porter" traz o maior hit de Preta,  "Sinais de Fogo", uma composição de Ana Carolina feita especialmente para ela. 

Preta Gil lançou outros três álbuns de estúdio ("Preta", em 2005; "Sou Como Sou", em 2012; e "Todas as Cores", em 2017) e dois álbuns ao vivo ("Noite Preta ao Vivo", em 2010 e "Bloco da Preta", em 2014). Na televisão, apresentou alguns programas também, entre eles, o "Caixa Preta",  em 2004, na Band e "Vai e Vem", em 2009, na GNT. E como atriz, participou de algumas novelas e séries, na Globo e na Record, entre elas, "Mutantes - Caminhos do Coração" e "Agora é que São Elas". 

Para celebrar seus dez anos de carreira, Preta Gil gravou o DVD “Bloco da Preta”,  em 2014. Com um mix de ritmos brasileiros que ia do pop ao sertanejo, passando pelo funk, axé, pagode e samba, Preta cantou acompanhada dos ritmistas da bateria “Black Power”, além de ter participações de Lulu Santos, Ivete Sangalo, Anitta, Israel Novaes e Thiaguinho.

Preta também foi a responsável por criar um dos maiores blocos da história do carnaval carioca. Em 2010, o “Bloco da Preta” desfilou pela primeira vez e, em 2017, ela conseguiu “arrastar” mais de 500 mil foliões pelas ruas do Centro do Rio com uma homenagem a Chacrinha.


Como forma de homenagem, resgatei este vídeo com um trecho da participação de Patricia Marx no programa Caixa Preta, apresentado por Preta em 2004.

Nesse momento especial, as duas cantam juntas a música “Espelhos D’Água”, que já foi gravada por ambas.

O som do vídeo não está dos melhores, mas vale pela lembrança carinhosa desse encontro tão bonito, né?

Vai em paz, Preta. E que sua luz continue iluminando nossos caminhos por aqui! 🌹 


Nenhum comentário:

Postar um comentário