A cantora e atriz Preta Gil nos deixou neste domingo, aos 50 anos, vítima de um câncer contra o qual lutava com muita coragem e dignidade. A artista estava nos Estados Unidos fazendo um tratamento experimental contra a doença, que tratava desde janeiro de 2023, depois de tentar vários tratamentos no Brasil.
Filha de Gilberto Gil, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa, Preta Gil deixou a carreira de produtora e publicitária e iniciou a carreira de cantora aos 29 anos, quando lançou seu primeiro álbum. "Prêt-à Porter" traz o maior hit de Preta, "Sinais de Fogo", uma composição de Ana Carolina feita especialmente para ela.
Preta Gil lançou outros três álbuns de estúdio ("Preta", em 2005; "Sou Como Sou", em 2012; e "Todas as Cores", em 2017) e dois álbuns ao vivo ("Noite Preta ao Vivo", em 2010 e "Bloco da Preta", em 2014). Na televisão, apresentou alguns programas também, entre eles, o "Caixa Preta", em 2004, na Band e "Vai e Vem", em 2009, na GNT. E como atriz, participou de algumas novelas e séries, na Globo e na Record, entre elas, "Mutantes - Caminhos do Coração" e "Agora é que São Elas".
Para celebrar seus dez anos de carreira, Preta Gil gravou o DVD “Bloco da Preta”, em 2014. Com um mix de ritmos brasileiros que ia do pop ao sertanejo, passando pelo funk, axé, pagode e samba, Preta cantou acompanhada dos ritmistas da bateria “Black Power”, além de ter participações de Lulu Santos, Ivete Sangalo, Anitta, Israel Novaes e Thiaguinho.
Preta também foi a responsável por criar um dos maiores blocos da história do carnaval carioca. Em 2010, o “Bloco da Preta” desfilou pela primeira vez e, em 2017, ela conseguiu “arrastar” mais de 500 mil foliões pelas ruas do Centro do Rio com uma homenagem a Chacrinha.
Nesse momento especial, as duas cantam juntas a música “Espelhos D’Água”, que já foi gravada por ambas.
O som do vídeo não está dos melhores, mas vale pela lembrança carinhosa desse encontro tão bonito, né?
Vai em paz, Preta. E que sua luz continue iluminando nossos caminhos por aqui! 🌹
Nenhum comentário:
Postar um comentário