Conhecido como o "Príncipe do Funk" e um dos pioneiros do estilo no Rio de Janeiro, saiu de cena hoje MC Marcinho, em consequência de problemas cardíacos que o deixaram internado desde 27 de junho. Cantor e compositor, famoso pelos hits “Rap do Solitário”, “Princesa”, “Glamurosa” e “Garota nota 100”, Márcio André Nepomuceno nasceu em Duque de Caxias em 1977, e foi criado em Bangu, na Zona Oeste do Rio.
Frequentador dos bailes funks, ele compôs ainda na adolescência o seu primeiro rap para um festival de galeras: o “Rap do solitário”, com o qual foi vencedor da disputa. Nos anos 1990, junto com a namorada, a MC Cacau, ele montou uma dupla, que lançou o CD “Porque te amo” (1997), pela gravadora Afegan, do DJ Marlboro.
Em 1998, Marcinho lançou o primeiro CD solo, “Sempre Solitário”, no qual incluiu a música “Garota nota 100”, com produção de Marlboro. No ano seguinte lançou “Valeu shock”, também produzido pelo DJ, que sofreu com a retração do espaço para o funk romântico, mas estourou a música “Motivos da vida”.
Há alguns meses (Quando a música "Garota Nota 100" voltou a fazer sucesso na trilha sonora da novela Vai na Fé) , fizemos esse post aqui no blog, onde ele contava que era admirador do trabalho de Patricia e que esse foi um dos motivos que resolveu fazer uma versão da música "Te Cuida Meu Bem". A música virou "Garota Nota 100", e teve a versão autorizada pelos autores Sullivan e Massadas, acabando por se tornar um hit nas rádios e bailes cariocas. Em homenagem a Marcinho, repostarei pra quem não viu na época.
Descanse em Paz, MC Marcinho! 😞
Abaixo o post feito em janeiro/ 2023:
Quem está acompanhando a nova novela das 19h da Globo, ou apenas viu as chamadas, já deve ter ouvido a música que toca nos flashbacks do casal protagonista Sol (Sheron Menezes) e Ben (Samuel de Assis) e reparado que a melodia é a mesma do sucesso "Te Cuida Meu Bem", da Patricia Marx.
Trata-se de "Garota Nota 100" , versão da música gravada pelo MC Marcinho em 1998, no álbum "Sempre Solitário". Essa versão também fez sucesso nas rádios ( e nos bailes) e agora foi resgatada na trilha sonora da novela.
No vídeo abaixo, ele conta que sempre foi fã da Patricia Marx e conta a história da versão (autorizada pelos compositores Michael Sullivan e Paulo Massadas). Em 2012, essa música também foi tema da série Subúrbia (também na TV Globo).
As duas versões da música (com a Patricia e o MC Marcinho) fizeram sucesso, e uma coisa boa sobre a versão dele voltar a se destacar por conta da novela é que a dela também ganha visibilidade, seja por curiosidade das pessoas em comparar, relembrar ou até conhecer (no caso dos mais jovens, que não viveram os anos 80). Recentemente, "Garota Nota 100" também foi regravada por Ludmilla e Jojo Toddynho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário