quarta-feira, 18 de outubro de 2023

MÚSICAS DE PATRICIA MARX QUE SÃO REGRAVAÇÕES E VOCÊ (PROVAVELMENTE) NÃO SABIA

Quem acompanha a carreira de Patricia Marx,  sabe que ela fez algumas regravações/releituras na sua carreira. Na maioria das vezes, o público sabia desse fato, seja por serem músicas já conhecidas na voz de outros artistas ou até por ela mesma divulgar que eram regravações. Ela tem em seu currículo, inclusive, álbuns inteiros (ou quase inteiros) só com releituras ( como "Ficar com Você", em 1994  e "Charme do Mundo",  em 1998).  Porém, algumas músicas talvez irão surpreender vocês, pois muitos fãs não sabem que também fazem parte desse time de músicas que não foram originalmente gravadas por ela. 

O caso mais surpreendente talvez seja "Incertezas", faixa título do álbum lançado por Patricia em 1990. A atriz Élida Lastorina, conhecida por suas participações em novelas (principalmente na primeira metade dos anos 80) e hoje mais atuante como dubladora (ela é a voz habitual de Jennifer Aniston nos filmes e na série Friends, por exemplo, além de já ter dublado dezenas de novelas, filmes e séries), também se arriscou como cantora e lançou um disco mix com duas faixas em 1986. O lado A trazia uma música pop adolescente chamada "Cansei" e no lado B, para nossa surpresa, está "Incertezas" (Serginho Bastos), a mesma música gravada por Patricia,  quatro anos depois, no álbum de mesmo nome. 

A versão da Élida tem arranjo parecido, com a presença forte do sax, mas a letra tem algumas mudanças, como o verso "Que ninguém consegue suportar", que é trocado por "que ninguém dá pra aturar". Outra mudança é na parte alta da música. No lugar de duelar com o saxofone em "Basta só você crescer", como faz Patricia, ela canta um verso a mais ("Basta só você crescer... e entender). A versão de Patricia, claro, deu um belo upgrade à música, tanto em voz, quanto interpretação (a versão com a Élida é boa, mas me soou um pouco como se a música tivesse sido gravada por Angélica). O disco de Élida não chegou a fazer sucesso, e a música foi bem mais aproveitada na gravação de Patricia, já que deu título ao terceiro disco solo dela, além de ter sido a terceira música de trabalho/single do álbum.

No vídeo abaixo, você pode conferir "Incertezas" completa na voz de Élida no canal do Fã-clube, no YouTube. Ouça e conte pra gente o que achou!

OBS: A título de curiosidade, "Cansei", a outra música do disco de Élida, também foi regravada, mas pela cantora Angel (Ângela Mattos, irmã da diretora Marlene Mattos), em seu segundo LP, lançado em 1991. Você encontra facilmente as duas versões no YouTube.


O próximo caso, embora não tão surpreendente, ainda é inédito para muitos. A maioria sabe que a música "Amor é Sempre Amor" (que fez parte da trilha sonora da novela Vida Nova) é uma versão do clássico "As Time Goes By", tema do famoso filme Casablanca. O que poucos sabem é que já existia a versão em português (de Jair Amorim e Evaldo Gouveia) e ela  foi originalmente gravada em 1943 por Francisco Alves, um dos mais populares cantores na primeira metade do século XX. A letra com ele é a mesma da versão da Patricia, só que ele canta com aquele jeito "pomposo" dos cantores da época. Além disso, o título original era "O Amor é Sempre Amor" (com o artigo  na frente). 

A gravação completa da versão dele é facilmente encontrada no YouTube, mas se alguém se interessar pelo disco com a versão original da música é mais difícil de achar. Porém  ela também apareceu no disco "Grandes Versões Orlando Silva e Francisco Alves, lançado em 1987 pelo selo Revivendo, esse é mais fácil de encontrar nos sebos e sites de vendas.  Ouça a versão dele abaixo:



Um caso mais conhecido pelos fãs talvez seja de "Coração na Mão", música presente no primeiro disco solo de Patricia (Paty, 1987). Muita gente estranha que a música também esteja presente no disco "Maravilha", da cantora e apresentadora Mara, lançado no mesmo ano, gerando dúvidas sobre a ordem das gravações. No entanto, a música foi composta por Michael Sullivan e Paulo Massadas em 1986,  e foi  originalmente destinada ao disco de Mara que saíria nesse mesmo ano, mas que acabou engavetado. No ano seguinte finalmente ela foi incluída no disco "Maravilha", assim como Sullivan e Massadas também a incluíram no repertório do disco de estreia de Patricia (Paty, produzido por eles),  com algumas pequenas diferenças nas letras, como trocar "bonito e gostoso" (na versão da Mara) por "bonito e charmoso" (versão da Patricia). Clique no vídeo para ouvir a versão de Mara: 



Agora, vamos a um caso diferente dos citados: A  música "Eu Prefiro Correr" (Sérgio Brito/ Tony Belloto) iria entrar no álbum "Õ Blesq Bom", que os Titãs lançaram em 1989, mas acabou sobrando e ficando de fora do disco. Ela acabou nas mãos de Patricia, que na época já queria mudar o seu repertório e seria lançada por ela em seu disco "Incertezas", de 1990, mas foi vetada pela gravadora. Acabou sendo levada por Patricia para o primeiro álbum que fez com Nelson Motta ("Ficar com Você", 1994) e finalmente foi lançada. Em 2001, porém, os Titãs lançaram um disco coletânea só com raridades e a música (na gravação original feita por eles), enfim chegou ao público. Ou seja, nesse caso foi uma regravação de uma música que não tinha sido lançada antes,  portanto, acabou virando uma música inédita, mesmo não sendo...

 Ouça a versão com os Titãs no vídeo abaixo:



Por fim, um caso mais recente: Em 2012, Patricia foi chamada por Arnaldo Saccomani e o produtor Afonso Nigro pra cantar a lindinha música "Espelho" para a trilha da música Carrossel, que ficou simplesmente perfeita em sua voz. Mas ao contrário do que muita gente acha, a música não é inédita. Thaís Nascimento, filha e compositora da música ao lado de Saccomani, gravou a música antes, e sua versão chegou a entrar no disco com a trilha sonora do programa Didi e sua Turma, da TV Globo, em 1999.

Uma curiosidade que não tem nada a ver com a música "Espelho", mas é interessante: Na infância, Thaís fez parte do grupo Ping Pong e era dela a voz da música "Estrela Amiga", que fez sucesso como tema da menina Bia, na novela Felicidade, em 1991. Alguém lembra? 

Ouça agora a versão de Thaís para a música "Espelho", e a capa do disco "Didi e sua Turma":


E aí, você sabia que essas músicas já tinham sido gravadas antes? Tem alguma outra música dela que você não sabia que era regravação e ficou chocado (a) quando soube? Conta pra gente! 
 

2 comentários:

  1. mais as primeiras verssões nenhum ficou bonito como na voz depatricia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo fica mais bonito na voz dela, não tem jeito! Ela é demais!

      Excluir