segunda-feira, 3 de novembro de 2025

R I.P. LÔ BORGES (1952 - 2025)

Morreu nesse domingo (02), o mineiro Salomão Borges Filho, conhecido artisticamente como Lô Borges, um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos fundadores do lendário Clube da Esquina, movimento que marcou gerações ao lado de artistas como Milton Nascimento, Beto Guedes, Flávio Venturini e tantos outros.

Aos apenas 19 anos, Lô já havia coassinado com Milton o icônico álbum duplo Clube da Esquina (1972) — uma obra-prima que revolucionou a MPB. Entre suas composições mais conhecidas estão “O Trem Azul”, “Paisagem na Janela”, “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”, “Clube da Esquina 2” e “Dois Rios”.

O artista estava internado na UTI desde o dia 17 de outubro, em decorrência de uma intoxicação por medicamentos. Ele faleceu no domingo à noite, e a notícia foi confirmada pela família nesta segunda-feira, 3 de novembro. 

Nossa homenagem a esse grande cantor e compositor vem através do vídeo abaixo, em que Patricia Marx interpreta a inesquecível “O Trem Azul”. A gravação é de 26 de julho de 2009, durante um show no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, onde Patricia se apresentou ao lado de Bruno E. Na época, os dois preparavam o álbum Patricia Marx & Bruno E (2010), trabalho que teve o lendário Clube da Esquina como uma de suas maiores inspirações. Nesse show, Patricia  homenageou o movimento mineiro cantando três de suas canções: “Nada Será Como Antes”, “Cravo e Canela” e “O Trem Azul”.